In news

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency) e a Autoridade Civil para a Aviação da Singapura (CAAS – Civil Aviation Authority of Singapore) vão colaborar com a empresa AIRBUS no desenvolvimento de normas de segurança e de requisitos regulamentares para a operação de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo urbano.

A AIRBUS já manifestou interesse na investigação e desenvolvimento de serviços aéreos de mobilidade para o espaço aéreo urbano e pretende proporcionar a sua experiência na troca de informação técnica com ambas as Autoridades.

A AIRBUS participa na atualidade num projeto de investigação com a SingPost, empresa de transporte postal da Singapora, o projeto Skyways. Esta colaboração com a SingPost começou em 2016 com o objetivo de testar um sistema de entrega de carga aérea com a utilização de aeronaves não tripuladas.

A CAAS da Singapura pretende aproveitar a experiência da AESA e da AIRBUS para o desenvolvimento de uma componente de formação ligada ao setor das aeronaves não tripuladas com a preparação de seminários e workshops informativos com o objetivo de desenvolver este setor neste pais asiático.

A colaboração da EASA nesta iniciativa será determinante para ajudar na concretização da regulamentação europeia nesta matéria que está a ser desenvolvida por esta Agência europeia. A EASA claramente manifestou que as aeronaves não tripuladas nos espaços aéreos urbanos terão um papel importante no futuro do transporte público e na prestação de serviços.

Share This