In news

A empresa Airbus Helicopters está a colaborar com a Singapore Post (SingPost) no âmbito de um projecto experimental de entregas com o objectivo de desenvolver um sistema de entregas com a utilização de aeronaves não tripuladas em cenários urbanos.

A fase de investigação e desenvolvimento encontra-se já muito avançada e os primeiros ensaios estão previstos para princípios de 2018 na Universidade Nacional de Singapura. Nestes testes pretende-se transportar pequenos objectos na área universitária.

A Airbus é responsável pelo desenho da arquitectura do sistema da Skyways proporcionando uma grande experiência e capacidades nas plataformas de aeronaves não tripuladas. Este conceito envolve sistemas e estruturas que permitem a aterragem dos drones, o processo de remoção da carga e o processo de carga do drone por forma a realizar uma nova entrega.

Pela sua parte, a SingPost proporcionará a sua experiencia no desenvolvimento de sistemas de software para o controlo e gestão de redes de encomendas. A SingPost também está a investir no comércio electrónico (eCommerce) e a investigar as futuras necessidades das cidades em termos de logística.

2017-airbus-urban-air-mobility-roadmap-4

 

O projecto Skyways é parte do programa de investigação da Airbus no chamado Urban Air Mobility. Entre eles encontram-se o projecto Vahana e o veículo autonomo CityAirbus. A infraestrutura da Skyways operará de uma forma integrada e considera os seguintes elementos: Corredores aéreos, aeronaves não tripuladas, sistema de gestão de operações, estações de recolha de encomendas e um sistema de comunicações.

O sucesso dos ensaios na Universidade permitirá dar começo à segunda fase de testes que pretende utilizar este sistema de entregas entre o porto de Singapura e os barcos estacionados, projecto que tem o apoio do Ministério dos Transportes.