By
 In news

O consórcio SESAR Joint Undertaking (SESAR JU) lançou, no passado 31 de janeiro de 2018, um concurso para a realização de estudos e provas de demonstração relativas à gestão de tráfego de aeronaves não tripuladas na Europa.

Este primeiro concurso é um passo muito importante na consolidação do objetivo da Comissão Europeia em garantir a integração segura e sustentável dos drones no espaço aéreo europeu.

O conceito U-Space (que permitirá qualquer tipo de operação em todas as classes de espaço aéreo e em todo tipo de cenários, incluindo os mais congestionados) carece do desenvolvimento dos adequados interfaces entre a aviação tripulada e não tripulada, ou seja, controlo de tráfego aéreo. Assim que este conceito estiver totalmente implementado será possível que um maior número de aeronaves não tripuladas – hoje em dia restringidas ou proibidas – e tripuladas possam coexistir de forma segura, eficiente e sustentada no espaço aéreo europeu.

CEF

O grande objetivo deste concurso é preparar uma rápida implementação dos serviços iniciais do conceito U-space conforme identificado no documento “U-space blueprint”. Os serviços específicos deste concurso serão desenhados sobre as fundações deste conceito, os serviços base de referência.

O orçamento disponível é de 9.500.000 euros como parte do programa CEF – Connecting European Facility – da Comissão Europeia. O programa CEF constitui um dos instrumentos da Comissão Europeia para promover o crescimento económico e a competitividade da Europa nas áreas da Energia, Transportes e Serviços Digitais.

O consórcio SESAR vai cofinanciar entre 5 a 10 projetos de demonstração entre os diversos países membros, sendo que o prazo de entrega das propostas decorre até 15 de maio de 2018.

Mais informações podem ser encontradas em http://www.sesarju.eu/node/720