By
 In news

O enorme crescimento do setor das aeronaves não tripuladas, quer ao nível civil como militar, tem tido como consequência o aumento da procura de aceso ao espaço aéreo não segregado. Inevitavelmente, e como consequência da ausência de um piloto a bordo, deverão desenvolver-se soluções técnicas e operacionais que permitam a integração segura das aeronaves não tripuladas junto do resto do tráfego aéreo num volume de espaço aéreo não segregado. Este processo de integração não esta isento de inúmeros desafios que são parte do dia-a-dia operacional do transporte aéreo.

Em linha com a estratégia lançada pela Comissão Europeia, a utilização de sUAS (Small Unmanned Aircraft Systems), ou vulgarmente chamados “drones”, no espaço aéreo urbano (USpace), será fundamental para o desenvolvimento económico deste setor. É de esperar que a grande maioria destes sUAS operem em altitudes por baixo dos 500 pés, justo por baixo da altitude mínima de operação do tráfego aéreo que cumpre as regras do voo visual (VFR – Visual Flight Rules).

Consequentemente, é fundamental começar a analisar e coordenar as atividades necessárias para responder aos desafios da integração deste setor no cumprimento das medidas regulamentares imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável e a integração segura das aeronaves não tripuladas.

Neste sentido, o Eurocontrol lança um concurso para selecionar um especialista na matéria que apoie as atividades de integração das aeronaves não tripuladas no Sistema ATM (Air Traffic Management).

A data final de apresentação dos candidatos é Sexta-feira 24 de Agosto de 2018 às 15 horas de Bruxelas.

Para mais informação, por favor consultar o seguinte contacto do Eurocontrol:

Mrs. Therese Verhaegen

EUROCONTROL Procurement Services

e-mail: therese.verhaegen.ext@eurocontrol.int

tel.: +32 2 730 3092

Para mais informação:

https://www.eurocontrol.int/sites/default/files/procurement/files/18-110442-a.pdf

______________

O Eurocontrol é a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, uma organização intergovernamental fundada em 1960 e que tem como membros 38 Estados europeus, tendo a Comunidade Europeia aderido em 1997.

O Eurocontrol participa em quase todos os aspetos da gestão do tráfego aéreo, em estreita cooperação com as partes interessadas do mundo aeronáutico.

Tem como missão harmonizar e integrar os serviços de navegação aérea pan-Europeus e criar um sistema uniforme de gestão do tráfego aéreo (ATM), civil e militar. Para cumprir com a sua missão o Eurocontrol coordena e gere o controlo de tráfego aéreo de toda a Europa. Esta missão envolve trabalho com as autoridades nacionais, os prestadores de serviços de navegação aérea, os utilizadores do espaço aéreo, os aeroportos, e outras Organizações.