By
 In news

Teve lugar em Chengdu, China, no passado dia 10 e 12 de Setembro, mais uma conferência ICAO dedicada ao tema RPAS. Mais concretamente, o RPAS/3 Symposium que reuniu especialistas nesta área, a indústria, reguladores, ensino, associações entre outros.

Sendo assim, para a Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas, é muito importante acompanhar estes desenvolvimentos realçando vários aspectos no âmbito deste evento com as Aeronaves Não Tripuladas e todos os serviços, tecnologia e regulamentação aplicável.

Dos vários pontos destacamos a crescente importância quanto à Harmonização, relativamente à categorização e à regulamentação do sector das Aeronaves Não Tripuladas, bem como à Formação que deverá ser baseada em Competências e Avaliação respectiva.

Aconselhamos uma visita ao site do evento da Organização para a Aviação Civil Internacional (ICAO) onde estão os vários assuntos abordados. Devido ao elevado numero de documentos sugerimos a intervenção 1.2.1 do Sr. Mike Lissone, Secretário Geral da JARUS (Joint Authorities For Rulemaking of Unmanned Systems) e a intervenção 3.6.1 da Sra. Leslie Cary, Gestora do Programa RPAS da ICAO.

Finalmente, e como complemento deste Simpósio, teve também lugar nos dias 13 e 14 de Setembro, no mesmo local, o evento DRONE ENABLE com o tema “Da segregação à Integração” onde foram apresentadas algumas soluções para a área das Aeronaves Não Tripuladas, as quais abordaremos brevemente.

https://www.icao.int/Meetings/RPAS3/Pages/Presentations.aspx

https://www.icao.int/Meetings/RPAS3/Pages/Videos.aspx

Aconselhamos, mais uma vez, uma passagem pelos documentos deste Simpósio pela importância que têm e pela Visão que podem oferecer quanto à área das aeronaves não tripuladas.