In news

Pela primeira vez um drone salvou dois nadadores que se tinham afastado perigosamente da linha de costa. O drone, conforme se vê no vídeo da notícia, lançou desde o ar o equipamento salva vidas. Este salvamento é o primeiro a nível mundial protagonizado por um drone, numa praia de Lennox Head, no estado australiano de Nova Gales do Sul.

Foram as pessoas que estavam na praia que alertaram os nadadores salvadores que depois coordenaram a manobra com o piloto de drone que ainda estava em fase de treino na utilização do aparelho. Os dois adolescentes encontravam-se a 700 metros da linha de costa e o drone aproximou-se deles em menos de 2 minutos.

A Austrália é um dos países líderes nos testes com drones na área de operações de salvamento marítimo. Várias equipas testam esta nova tecnologia em várias praias do país numa fase experimental, mas promete ser uma ferramenta muito útil para este tipo de situações.

A Austrália também testa esta tecnologia na identificação de tubarões, uma vez que os drones são capazes de os identificar a uma longa distância com uma certeza de 90%, à diferença do ser humano que só consegue uma certeza de 16%.