In news

A Joint Aviation Authorities on Unmanned Systems (JARUS) lançou para consulta pública uma nova edição do documento “guidelines on Specific Operations Risk Assessment” (SORA), e mais quatro (4) anexos, que foram atualizados após o processo e consulta interna lançado em setembro de 2017. O objetivo desta consulta é o de permitir consolidar uma versão 2.0 deste importante documento.

A JARUS é um grupo de especialistas de 54 nacionalidades e de várias organizações internacionais de segurança aérea, entre elas a EASA (Agência europeia para a segurança da aviação – European Aviation Safety Agency) e o EUROCONTROL. A JARUS tem como objetivo a identificação de requisitos técnicos, de segurança e operacionais para a certificação e a integração segura das aeronaves não tripuladas (ANT) no espaço aéreo e nos aeródromos. Para cumprir o seu objetivo na atualidade existem sete (7) grupos de trabalho a proporcionar apoio e material guia para as Autoridades de aviação nacionais.

O SORA terá extrema importância para desbloquear o potencial de negócios na categoria operacional “específica” detalhada em dois NPA (Notice of Proposed Ammendments) publicados pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação – NPA 2017-05 (A) e (B) – Introduction of a regulatory framework for the operation of drones Unmanned aircraft system operations in the open and specific category.

A APANT encoraja todos os operadores de aeronaves não tripuladas a analisar os vários documentos e a enviar diretamente e de forma on-line para a JARUS os seus comentários e sugestões para a melhoria dos documentos. A edição final do SORA, se adotada pela EASA, terá definitivamente uma grande influência nas futuras operações de aeronaves não tripuladas.

O processo de consulta pública está aberto até o dia 22 de agosto de 2018. Para mais informação sobre o processo de consulta: http://jarus-rpas.org/external-consultations

A APANT está a acompanhar os desenvolvimentos do SORA e, para os nossos Associados, solicitamos que façam chegar à APANT (geral@apant.pt) os seus comentários para que possamos defender os interesses dos associados da APANT de forma conjunta.

Share This