By
 In news

No passado dia 20 de dezembro, terça-feira, pelas 12:00 horas, a Santa Casa da Misericórdia de Penela fez a primeira demonstração pública de entrega de refeição por drone, em Podentinhos (Penela). O projeto-piloto é uma parceria entre a start-up portuguesa Connect Robotics, a Câmara Municipal de Penela e a Santa Casa de Misericórdia de Penela.

O projeto pretende ser uma alternativa ao transporte feito com a carrinha da Santa Casa de Penela, atualmente utilizado para a entrega de refeições.

Para a Connect Robotics, start-up especializada em automação de drones para transporte, este projeto “é o ponto de viragem. O momento em que passamos da fase de desenvolvimento de produto para a fase de disponibilização para o mercado. Com esta validação estamos agora disponíveis para prestar esse serviço comercialmente”, afirma Eduardo Mendes, copromotor da start-up.

Incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Connect Robotics já recebeu apoio do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia (ESA BIC Portugal) e do projeto europeu FIWARE (através aceleradora SOUL-FI). Os fundos foram utilizados para o desenvolvimento da plataforma, que agora está disponível no mercado, e para a encomenda da aeronave não tripuladas hexarotor desenvolvida e fabricada pela empresa portuguesa Sleeklab.