By
 In news

No dia 8 de março de 2018 o consórcio SESAR Joint Undertaking (SESAR-JU), parceria público-privada entre a Comissão Europeia e o Eurocontrol, apresentou o primeiro “roadmap” para a integração segura dos drones em todas as classes de espaço aéreo.

Este documento servirá de referência para a futura elaboração do “European ATM Master Plan”, o plano europeu de modernização do sistema de gestão de tráfego aéreo (ATM – Air Traffic Management), que estabelece os diferentes estágios tecnológicos, prioridades e calendarização.

A atualização do ATM Master Plan identificará com grande destaque nesta edição a inovação e a digitalização de infra-estruturas aeronáuticas, em linha com a estratégia da Conferência de Navegação Aérea da ICAO (International Civil Aviation Organisation).

DCb7LfkXUAEXRXc

Neste momento o SESAR conta com 10 projetos em desenvolvimento totalmente dedicados ao conceito do U-Space. Até ao final de 2018, o SESAR prevê contar com outros 10 projetos nesta área, numa clara demonstração do interesse e importância deste novo tipo de operações.

A primeira versão do novo ATM Master Plan 2018 será apresentada no mês de junho 2018 e, tendo em consideração a importância da componente relativa às aeronaves não tripuladas, a APANT participará junto dos seus associados no processo de análise e revisão que deverá ser finalizado no mês de outubro de 2018.

 

</p> <p>SESAR_European-ATM-Master-Plan-Drone-Roadmap_180308