In news

O Instituto Superior Técnico (IST), através da plataforma online MOOC, vai desenvolver a primeira edição do Curso de Simulação e Controlo de Drones, destinado a todos os interessados e especialmente dirigido a estudantes de graduação ou de pós-graduação e a profissionais das áreas de engenharia ou computação, que tenham interesse na área das aeronaves não tripuladas (ANT).

Este curso tem como objetivo analisar o funcionamento de ANT multirotores bem como das partes que o constituem e ainda perceber como desenvolver um simulador para analisar o comportamento da ANT, projetando soluções para o seu controlo automático. Ao nível de conhecimentos prévios, pressupõe-se que o participante tenha noções de sistemas lineares, como Álgebra matricial, Números complexos e Equações diferenciais.

Quanto ao conteúdo, serão abordados assuntos relativos a um quadrirotor, como Modelação (princípio físico, componentes, representação do sistema em espaço de estados e diagrama de blocos), Simulação (implementação do sistema em anel aberto e dos controladores projetados em ambiente de simulação), Análise (linearização, subsistemas de atuação e movimento, análise de estabilidade) e Controlo (estabilização do eixo vertical, angular e em translação, guiamento por pontos de passagem).

O curso decorre de 7 de maio a 10 de junho, e as inscrições estão abertas até 21 de maio. Para inscrições ou mais informações, consultar:

https://courses.mooc.tecnico.ulisboa.pt/courses/course-v1:IST+droneX+2018/about

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) congratula o IST pela iniciativa e espera que seja um exemplo a seguir por outras instituições de ensino com o objetivo de profissionalizar este setor e criar uma estrutura de conhecimento que permita alavancar o desenvolvimento industrial e promover o impacto económico do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal.