In news

A APANT participará nos próximos dia 7 e 8 de maio no encontro denominado “Aviação, Formação e Ensino Superior” que contará com a participação de relevantes entidades do setor da aviação civil, formação e ensino superior.

O evento realizar-se-á no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), no auditório da Escola Superior de Tecnologia, em parceria com o Conselho Estratégico para a Investigação Científica e Tecnológica em Aviação (CEICTA), a G Air/L3 Commercial Training Solutions e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Neste encontro serão abordados os seguintes temas:

  1. Ensino, Formação e Gestão de Recursos Humanos no Setor da Aviação: novos desafios.
  2. Infraestruturas e gestão aeroportuária e de navegação aérea: a nova realidade das aeronaves não tripuladas;
  3. Aeronaves e sistemas de aeronaves não tripuladas (UAV/UAS/Drones), desenvolvimento deste setor e desafios a ele inerentes;
  4. O papel das estruturas de socorro e de proteção civil na Indústria da Aviação.

As atividades irão decorrer com a seguinte agenda:

Dia 7 de Maio

16 H – Demonstração de drones para atividades agrícolas na Escola Agrária;

20 H – Jantar Tertúlia no Hotel Tryp Colina do Castelo, com a intervenção de vários oradores, sobre os temas em debate no Encontro (Moderação a cargo do CEICTA)

Dia 8 de Maio no auditório da Escola Superior de Tecnologia

09:45 – Abertura (S. Exa. E Secretário de Estado das Infraestruturas e entidades organizadoras)

10:45 – Coffee Break

11:00 – Painel 1: Ensino e Formação na Aviação. Recursos Humanos e Empregabilidade. Infraestruturas, Proteção Civil e Indústria de Socorro na Aviação (Moderação a cargo da G Air. Participantes: QUASAR, G AIR / L3 Commercial Training Solutions, IPSetúbal, TAP, Aeródromo de Castelo Branco, Comte. Ivo Silva, CTA Sénior Jaime Valadares e Autoridade da Proteção Civil.

12:45 – Drone Race

13:00 – Almoço

14:30Painel 2: UAV/UAS/Drones, envolventes e interação com sistemas Aerospacial, Aviação e Indústria (Moderação a cargo da APANT. Participantes: IPCB, CEIA, ISQ, Tekever, AFA).

15:30 – Sessão de Formação a Jovens sobre Empregabilidade: Quasar, Human Capital, Tema: “Orientação e Gestão do Talento”.

16:30 – Encerramento

A APANT celebra esta iniciativa do IPCB assim como o novo curso técnico superior profissional (CTeSP) em Fabrico e Manutenção de Drones realizado através da sua Escola Superior de Tecnologia no qual o IPCB pretende formar os jovens para um setor de atividade económica em rápida expansão, uma formação inovadora e única no país.

Aproveitando o destacado crescimento da aviação em Portugal e as interessantes perspetivas de futuro, convidamos aos nossos associados, e ao público geral, a participar neste evento. Interessados em participar podem contatar a APANT no e-mail geral@apant.pt.

______________

Nota:

O CEICTA é um grupo de reflexão que integra 40 individualidades e instituições ligadas ao setor da aviação e do ensino superior. A missão deste grupo é promover a colaboração e sinergia entre profissionais e instituições do setor da aviação, no sentido de potenciar a articulação entre operações aeronáuticas, ensino superior, formação e investigação científica e tecnológica, numa perspetiva de articulação com o ensino superior politécnico e respetiva filosofia de investigação em ligação com a indústria. Este grupo conta com a participação de vários elementos da APANT.