In news

O consórcio SESAR Joint Undertaking (SESAR-JU), parceria público-privada entre a Comissão Europeia e o Eurocontrol, apresentou uma serie de projetos com o objetivo de começar os trabalhos para avançar na visão estratégica da Comissão Europeia sobre o espaço aéreo U-space.

Os projetos visam apresentar soluções para uma gestão eficiente e segura das operações com aeronaves não tripuladas no espaço aéreo “urbano”, o chamado U-space, incluindo as operações VLOS e B-VLOS.

Estes projetos, de grande inovação no setor aeronáutico, vão permitir a entrada de novos parceiros e universidades ligados à especialidade das aeronaves não tripuladas, assim como a indústria das telecomunicações.

Estes projetos serão desenvolvidos nos próximos 2 anos e tem um orçamento de 9 milhões de euros.

Os 8 projetos seleccionados são:

1. Drone Critical Communications (DroC2om)
2. Information Management Portal to Enable the Integration of Unmanned Systems (IMPETUS)
3. Drone European AIM Study (DREAMS)
4. An Integrated Security Concept for Drone Operations (SECOPS)
5. Technological European Research for RPAS in ATM (TERRA)
6. Sense and avoid technology for small drones (PercEvite)
7. Clear Air Situation for UAS (CLASS)
8. Concept of Operations for European UTM Systems (CORUS)

É de esperar que após a declaração de Helsínquia no fim de novembro o setor das aeronaves não tripuladas ainda tenha mais apoio e financiamento comunitário para a demonstração das aplicações e ferramentas ligadas aos primeiros serviços com drones a serem implementados no espaço aéreo europeu.

A APANT, no seu objectivo de promover este setor e servir de ponte de ligação entre Universidade e indústria, acompanhara de perto os futuros desenvolvimento em matéria de investigação ao nível dos programas europeus.

Para mais informação visite a página web do consórcio SESAR-JU: https://www.sesarju.eu/news/sesar-launches-u-space

Share This