By
 In news

No decorrer do certame Portugal Air Summit, no passado dia 26 de maio, o Ministro de Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou o stand da Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) acompanhado de Hugo Hilário, presidente da Câmara de Ponte de Sor.

Ambos mostraram o seu interesse por esta iniciativa associativa que pretende dinamizar e promover o desenvolvimento deste novo ramo da aeronáutica e a integração segura das aeronaves não tripuladas (ANT) no espaço aéreo português, tendo em conta o potencial de mercado que apresenta.

O Presidente da APANT, Gonçalo Antunes Matias, realçou o grande interesse manifestado pelos visitantes nas atividades desenvolvidas pela Associação, bem como pela curiosidade em conhecer as atividades económicas que podem ser desenvolvidas com aeronaves não tripuladas, desde a agricultura de precisão ao mapeamento, passando pelas atividades de captação de fotografia e vídeo.

Durante a cimeira, em Ponte de Sor, a APANT captou a atenção dos presentes pelo profundo conhecimento dos seus membros e representantes na aviação em geral, e nos drones em particular. Prova disso foi a atenção dada à apresentação de Gonçalo Antunes Matias, no dia 25, relativa ao mercado nacional das ANT e os seus stakeholders, num estudo sobre a caracterização do setor que será aprofundado até ao final do presente ano.

Aproveitando o certame, APANT e a NAV Portugal assinaram ainda um protocolo de cooperação, no sentido de contribuir para a promoção da segura e progressiva integração das aeronaves não tripuladas.

ministro-apant