By
 In news

A Administração Federal Norte-americana (FAA Federal Aviation Administration) aprovou a utilização de drones para o restabelecimento do serviço de telefonia móvel na ilha de Porto Rico após os graves danos provocados pelo furacão Maria no passado mês de Setembro.

O drone foi desenvolvido pela empresa de telecomunicações AT&T e foi baptizado como “Flying Cow”. Tem um design parecido a um pequeno helicóptero e funciona como uma torre de telefonia no céu.

 

EE.UU_.

O drone será capaz de proporcionar os serviços de voz e dados para a internet, podendo voar a uma altura máxima de 300 metros por forma a proporcionar uma cobertura de aproximadamente 65 quilómetros quadrados.

A aeronave tem um peso acima do limite dos 25 kg do regulamento da FAA norte-americana, pelo que foi necessário uma autorização especial.

A companhia AT&T utilizará o drone de forma temporária até ficarem concluídos os trabalhos de reconstrução das infra-estruturas da ilha, que após a passagem do furacão perdeu 40% das antenas de telefonia móvel.