By
 In news

A Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas (APANT) foi convidada a ministrar uma sessão do Curso de Direito Aéreo das Aeronaves Não Tripuladas, programa de formação organizado pela Navegação Aérea de Portugal (NAV Portugal, E.P.E.) em parceria com a Barrocas & Associados – Sociedade De Advogados Rl.

O convite para a apresentação da sessão de 17 de outubro surge no âmbito do Protocolo de Cooperação entre a APANT e a NAV Portugal, E.P.E. que prevê, entre outras, atividades conjuntas relacionadas com a formação, sensibilização e divulgação.

A sessão foi conduzida pelos Presidente e Vogal da Direção da APANT, Gonçalo Antunes Matias e João Gomes Mota e foi iniciada com a apresentação institucional da APANT, seguindo-se a referência ao estudo “APANT Outlook 2017”. Desenvolvido em parceria com a QSR Human Capital.

Este estudo anual serve de barómetro do setor das aeronaves não tripuladas (ANT) em Portugal, permitindo avaliar anualmente o estado deste setor. A edição de 2018 deste estudo está a ser atualmente preparada e pretende contar com o contributo de todos os utilizadores de ANT (https://goo.gl/forms/IEEzvTxFKlWnRorQ2).

Na aula foram também abordados os tipos de utilização presente e futura deste tipo de tecnologia e referido o impacto que a regulamentação tem na operação de aeronaves não tripuladas.

Em concreto, para o público da NAV Portugal, foi ainda particularmente interessante o diálogo respeitante às necessidades regulamentares e operacionais para a implementação do U-Space enquanto conjunto de serviços disponibilizados para a integração segura das ANT no espaço aéreo já utilizado por aeronaves tripuladas.

A participação nesta aula do Curso de Direito Aéreo das ANT é demonstrativa do benefício que pode resultar da estreita cooperação entre os stakeholders em aviação que permite potenciar sinergias entre colaboradores e fortalecer laços interinstitucionais.

A APANT agradece à NAV Portugal E.P.E. e à Barrocas & Associados – Sociedade De Advogados Rl o convite endereçado, bem como a todos os participantes na aula de 17 de outubro o vivo contributo e o interessante debate.