By
 In news

A UVS International – uma das maiores associações internacionais que promovem o desenvolvimento das aeronaves não tripuladas – está a divulgar o maior inquérito europeu relativo a aeronaves não tripuladas, ao qual a APANT se alia enquanto associação representativa do setor em Portugal e na qualidade de membro efetivo da UVS International.

O referido inquérito surge no seguimento da nova proposta de regulamentação da EASA para as operações com drones (NPA 2017-05 A e B), tendo como objetivos principais identificar os principais setores de atividade que utilizam aeronaves não tripuladas, e ainda identificar os principais tipos de operação, para contribuir para a definição dos futuros cenários normalizados de operação.

Os resultados do referido inquérito, elaborado a nível europeu, irá complementar o estudo preliminar nacional feito pela APANT em maio de 2017 (“APANT UAV Outlook 2017”, que pode ser solicitado através de e-mail).

No último trimestre de 2017, novamente em parceria com a Quasar Human Capital, a APANT irá elaborar o barómetro anual do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal – publicação anual, de cariz informativo, que permitirá conhecer o mercado das aeronaves não tripuladas e as suas potencialidades, de forma a caracterizar o mercado e ser uma publicação de referência na alavancagem das oportunidades de negócio neste setor em Portugal.

Quanto ao estudo europeu, a APANT acompanhará de perto os seus desenvolvimentos, distribuirá a todos os seus associados (previsivelmente em outubro) os resultados obtidos e publicará ainda informação adicional na página da internet www.apant.pt.

Por se considerar esta iniciativa de extrema importância para os utilizadores de aeronaves não tripuladas, apelamos a que todos possam responder ao inquérito no sentido de suportar os desenvolvimentos da futura regulamentação europeia.