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Celebrar-se-á em Montreal, Canada, entre os dias 19 e 21 de Setembro de 2017 o segundo Simpósio Internacional da ICAO (International Civil Aviation Organization) dedicado à indústria das aeronaves não tripuladas. O primeiro Simpósio, RPAS2015, celebrou-se em Março de 2015 e muito tem evoluído neste setor das aeronaves não tripuladas desde este primeiro encontro ao nível mundial.

Organização Internacional da Aviação Civil ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglês ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 191 países-membros cujos principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.

Este segundo Simpósio estará fortemente influenciado pela significativa dinâmica dos países membros no desenvolvimento de um marco regulamentar para o setor das aeronaves não tripuladas como consequência do crescimento exponencial deste tipo de operações. Esta reunião internacional pretende identificar as melhores práticas após a implementação de várias propostas de regulamentos em muitos países, como é o caso de Portugal.

Alguns dos tópicos a serem discutidos estarão relacionados com as futuras licenças de piloto remoto (RPL – Remote Pilot License), o desenvolvimento de cursos de formação certificados, a integração das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo e a implementação de metodologias de avaliação de risco.

A APANT está a acompanhar de perto todos estes tópicos que vão afectar ao espaço aéreo europeu com o desenvolvimento da proposta de regulamentação europeia lançada pela EASA (NPA 2017-05 A e B).

Para este evento na ICAO a APANT conta com um observador em primeira mão através da empresa Albatroz Engenharia, uma empresa que desenvolve soluções nas áreas da robótica, aeronáutica, software, mecânica e electrónica com aplicação directa no sector das ANT (Aeronaves Não Tripuladas) e que reúne simultaneamente as capacidades de Design Organisation Approval da EASA para Helicópteros tripulados.

A colaboração entre a APANT e a Albatroz Engenharia começou no início de 2016 e foi reforçada com a participação na direcção que iniciou funções em Novembro de 2016 e em colaborações técnicas, sobretudo na área científica e de aeronavegabilidade.

O objetivo desta participação é o interesse mútuo na integração das ANT no espaço aéreo civil de uma forma segura, eficiente e sustentável. Note-se que entre as tarefas de maior risco humano realizadas por helicópteros contam-se as principais candidatas a serem realizadas por ANT ou drones. É esta transição segura para todos os intervenientes que se procura assegurar

Sugerimos a todos os nossos Associados contactem a APANT (geral@apant.pt) para coordenar junto da Albatroz Engenharia a informação e os contactos que precisem de este evento.

A seguir apresenta-se a proposta de Agenda para este evento:

rpas-symposium-programme