By
 In news

Celebrar-se-á em Montreal, Canada, nos dias 22 e 23 de Setembro de 2017 o Simpósio da ICAO dedicado à indústria das aeronaves não tripuladas.

Organização Internacional da Aviação Civil ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglês ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 191 países-membros cujos principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.

Este Simpósio celebrar-se-á a seguir ao RPAS2017, evento que pretende identificar as melhores práticas após a implementação de várias propostas de regulamentos em muitos países, como é o caso de Portugal.

O “Drone Enable” abrirá o debate do chamado Sistema UTM (Unmanned Traffic Management – Gestão do Sistema de Tráfego Aéreo Não-tripulado) que terá de ser uma realidade incontestável como consequência da grande expansão do mercado dos drones, dos novos modelos e das inúmeras aplicações que irá gerar um congestionamento inevitável do espaço aéreo abaixo dos 500 pés aumentando o risco de acidentes/incidentes.

O Simpósio debaterá as questões iniciais para o desenvolvimento deste novo conceito como o sistema de registo, a identificação electrónica das aeronaves não tripuladas, os sistemas de comunicação e os sistemas “geofencing”, entre outros.

A APANT está a acompanhar de perto o desenvolvimento do Sistema UTM tendo estabelecido um protocolo de colaboração com a NAV Portugal, a empresa portuguesa responsável da gestão do tráfego aéreo.

Para este evento na ICAO a APANT conta com um observador em primeira mão através da empresa Albatroz Engenharia, uma empresa que desenvolve soluções nas áreas da robótica, aeronáutica, software, mecânica e electrónica com aplicação directa no sector das ANT (Aeronaves Não Tripuladas) e que reúne simultaneamente as capacidades de Design Organisation Approval da EASA para Helicópteros tripulados.

Sugerimos que todos os nossos Associados contactem a APANT (geral@apant.pt) se tiverem algúm interesse específico neste evento. A APANT irá coordenar com a Albatroz Engenharia no sentido de responder às necessidades dos seus Associados.

A seguir apresenta-se a proposta de Agenda para este evento:

drone-enable-programme-25-08-17