By
 In news

A Joint Aviation Authorities on Unmanned Systems (JARUS) publicou a primeira edição do documento 06 JARUS guidelines on Specific Operations Risk Assessment (SORA).

Este documento recomenda uma metodologia de avaliação de risco para que uma operação específica possa ser realizada com garantias de segurança.

Para além deste documento, dois anexos também foram publicados:
• Anexo A – Guidelines on collecting and presenting system and operation information for a specific UAS operation;
• Anexo I – Glossary of Terms.

O SORA é um documento vivo, pelo que esta primeira edição serve para orientar os operadores e as Autoridades aeronáuticas, mas também para destacar os benefícios de uma metodologia harmonizada de avaliação de risco.

À medida que o trabalho no SORA evolua, os comentários de operadores e Autoridades aeronáuticas serão utilizados para melhorar a atual edição. O Grupo de Trabalho 6 da JARUS, que produziu o SORA está, portanto, a apelar que todos os operadores de aeronaves não tripuladas que usarem a metodologia SORA que enviem os seus comentários que devem ser enviados por meio de um formulário específico [www.jarus-rpas.org/feedback/SORA].

O SORA terá extrema importância para desbloquear o potencial de negócios na categoria operacional “específica” detalhada em 2 Notice of Proposed Ammendments recentemente publicados pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação – NPA 2017-05 (A) e (B) – Introduction of a regulatory framework for the operation of drones Unmanned aircraft system operations in the open and specific category. O SORA também tem significado para as Autoridades nacionais de aviação fora da Europa.

Consequentemente, a APANT encoraja todos os operadores de aeronaves não tripuladas a analisar os 3 documentos em anexo e a enviar diretamente para a JARUS os seus comentários e sugestões para a melhoria dos documentos. A edição final do SORA, se adotada pela EASA, terá definitivamente uma grande influência nas futuras operações de aeronaves não tripuladas.

A APANT está a acompanhar os desenvolvimentos do SORA e, para os nossos Associados, solicitamos que façam chegar à APANT (geral@apant.pt) os seus comentários para que possamos defender os interesses dos associados da APANT de forma conjunta.

Os 3 documentos encontram-se no link seguinte:

http://jarus-rpas.org/content/jar-doc-06-sora-package