By
 In news

A ICAO anunciou a conferência “Drone Enable” que terá lugar em Montreal nos dias 22 e 23 de Setembro de 2017 com um especial destaque para a temática do UTM (Unmanned Traffic Management), e do U-Space.

Esta conferência celebrar-se-á a seguir do ICAO’s 2nd Global RPAS Symposium que terá lugar nos dias 19, 20 e 21 de Setembro na sede da ICAO em Montreal.

Estes dois eventos demonstram claramente a importância da integração das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo nacional e a posição de liderança da ICAO no sentido de construir esta integração de forma harmonizada e segura em todos os países, reconhecendo a necessidade de participação de um amplo grupo de partes interessadas, desde a indústria, as universidades e centros de investigação que estejam em condições de apresentar projectos e iniciativas neste âmbito.

A ICAO pretende desempenhar um papel dinamizador junto dos Estados, a indústria e as universidades para a concretização da regulamentação necessária e o apoio na integração das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo nacional.

Muitos Estados já manifestaram o seu interesse em desenvolver o conceito UTM com o objetivo de fornecer serviços para as operações RPAS, especialmente em cenários urbanos.

A ICAO toma, então, a iniciativa no sentido de obter um acordo global, por forma a identificar as necessidades e requisitos técnicos e operacionais do conceito UTM com o objetivo de desenvolver sistemas UTM globais para promover a segurança e a eficiência, no benefício da indústria, dos fabricantes, os prestadores de serviços e os utilizadores.

Para a preparação desta conferência, a ICAO está a solicitar informação aos Estados, indústria e universidades sobre as temáticas e pontos de interesse a ser analisados ao redor do conceito UTM e que servirão para iniciar o debate que permita identificar o caminho e a estratégia a seguir.

Pela importância que este evento vai ter no futuro desenvolvimento da integração das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo nacional, a APANT vai acompanhá-lo de perto e promoverá as iniciativas nacionais adequada ao cumprimento da sua missão de contribuir ativamente para o desenvolvimento seguro, eficiente e sustentado deste setor de actividade e apoiar a progressiva integração dos drones no espaço aéreo português.

http://www.icao.int/meetings/UAS2017