By
 In news

A Comissão Europeia, na voz da Comissária para os Transportes, Sra. Violeta Bulc, lançou no passado dia 19 de Outubro uma rede de demonstração para projetos de apoio à integração de Aeronaves Não Tripuladas. Este conjunto de projetos constituirá um fórum para a partilha de conhecimentos que serão de extrema importância para a operação SEGURA (Safety e Security) de Aeronaves Não Tripuladas e ao mesmo tempo contribuirá para um alto desempenho na área AMBIENTAL.

De uma forma geral, esta iniciativa terá um grande foco no designado U-Space que é um sistema de serviços que irá ligar todas as Aeronaves Não Tripuladas que utilizam o espaço aéreo e que permitirá a todas as Autoridades, entidades responsáveis pela SEGURANÇA do espaço aéreo e a todos os cidadãos terem conhecimento da utilização do espaço aéreo pelas Aeronaves Não Tripuladas.

A rede referida terá o apoio inequívoco de três grandes intervenientes na área da utilização do espaço aéreo, constituindo assim, um núcleo de apoio de importância vital para a integração SEGURA e EFICIENTE das Aeronaves Não Tripuladas. Respetivamente, a competência regulamentar e de segurança da Agencia Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency), a excelência na gestão de projetos de I&D do SESAR JU (Single European Sky ATM Research Joint Undertaking – parceria público-privada europeia que gere a fase de desenvolvimento do Programa de Investigação sobre ATM no Céu Único Europeu) e o conhecimento comprovado do EUROCONTROL na área de técnica e operacional da gestão de tráfego aéreo.

Como próximo passo, será efetuada uma primeira abordagem geral de todos os resultados desta iniciativa na Conferência de Alto Nível sobre Drones a decorrer em Novembro em Amesterdão.

A APANT, como Associação de referência para o setor, irá acompanhar todos os desenvolvimentos relativos a esta rede para a demonstração de projetos U-Space e informará atempadamente dos resultados da Conferencia de Alto Nível sobre Drones.

Aconselhamos uma visita ao sítio do SESAR JU onde estão descritos os projetos em curso relativamente ao U-Space https://www.sesarju.eu/news/uspacedemonstrators bem como a própria página da Comissão Europeia https://ec.europa.eu/transport/modes/air/news/2018-10-19-network-u-space-demonstrators_en