By
 In news

Após o sucesso, em 2017, do Commercial UAV Expo Europe (Bruxelas), a edição de 2018 decorreu em Amsterdão entre os dias 10 e 12 de abril, contando igualmente com a participação da APANT. Este evento é o mais relevante ao nível europeu ao nível das aeronaves não tripuladas, contando com conferências de alto nível e oportunidades de networking únicas na Europa, por reunir os stakeholders mais relevantes do setor das ANT.

A APANT foi novamente convidada para participar nesta edição como associação parceira deste evento que contou com a participação de outras entidades de relevo do setor, como a Airbus Aerial, o SESAR Joint Undertaking, a empresa PX4, a Drone Industry Insights.

Durante o evento decorreu também a 2ª edição do concurso Drone Hero Europe, organizado pela associação belga EUKA. Este concurso representa uma excelente oportunidade para a apresentação de inovadores projetos na área dos drones, de entre os quais, sujeitos a votação por um júri europeu, são apurados vencedores em várias categorias.

Gonçalo Antunes Matias, Presidente da APANT, foi novamente convidado para integrar o júri deste concurso, e teve oportunidade de lidar com projetos inovadores e de vanguarda com aeronaves não tripuladas. Pôde ainda destacar o interesse da APANT em reforçar o dinamismo das universidades portuguesas nos projetos de investigação e desenvolvimento na área das aeronaves não tripuladas e pretende continuar a promover a presença destas universidades nas edições futuras do concurso Drone Hero.

Nas palavras do Gonçalo Antunes Matias “o Commercial UAV Expo tem tido um grande sucesso e é de uma enorme mais-valia para conhecer de perto as grandes novidades neste setor e trazer para Portugal as melhores práticas e experiências internacionais”.

Durante as conferências foi muito destacada a discussão sobre a futura regulamentação europeia e a implementação do conceito U-Space que abrirá a porta ao desenvolvimento de novos serviços e projetos com aeronaves não tripuladas.

Pelo interesse e a importância da representação portuguesa num evento desta dimensão a APANT voltará a colocar no seu Plano de Atividades 2019 a participação neste evento enquanto entidade parceira, promovendo a presença dos seus associados nesta importante feira e conferências, para além de proporcionar descontos para os seus associados nas entradas para o evento.

Photo from Jesus Conde (2)

30624356_1655161814568410_3534278981006131200_n