By
 In news

Segundo o Plano Principal Europeu para a Gestão do Tráfego Aéreo, elaborado pelo SESAR JU (Single European Sky ATM Research-Joint Undertaking), no ano de 2035 é esperado que a Aviação Tripulada e Aviação Não Tripulada partilhem o espaço aéreo, sistema de gestão de tráfego aéreo, procedimentos e regulação.

Antes de mais, convém enquadrar o que é o SES (single European Sky – Céu Único Europeu) e o que é a SESAR JU (Single European Sky ATM Research – Joint Undertaking). De uma forma sucinta, o Céu Único Europeu é uma iniciativa cuja efetivação regulamentar data de 2004, e tem como objetivo aumentar o nivel de desempenho da rede de gestão de tráfego aéreo (ATM – Air Traffic Management) na Europa.

Para o efeito, em 2007, foi constituida uma Empresa Comum, (Joint Undertaking) denominada SESAR (Single European Sky ATM Research) o braço tecnologico da iniciativa do Céu Único Europeu responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e investigação para esta área.

Assim, é com uma visão estratégica face ao rápido desenvolvimento tecnológico, o SESAR JU elaborou  em Março de 2018 um plano europeu para a integração de Aeronaves Não Tripuladas em todas as classes do espaço aéreo denominado  “European ATM Master Plan: Roadmap for the safe integration of drones into all classes of airspace” onde estão identificadas as 4 fases principais deste plano, respetivamente, U1, U2, U3 e U4.

U1

U-space foundation services

(2019+)

U2

U-space initial services

(2022+)

U3

U-space advanced services

(2027+)

U4

U-space full services

(2035+)

De uma forma breve, a primeira fase, contempla a implementação do registo eletrónico, identificação electrónica e “geo fencing” pré tático (por exemplo: integrado nas aeronaves não tripuladas) estando prevista a total implementação até 2022.

Sendo um documento importante e “balizador” para toda a comunidade aeronáutica, a Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas, está a acompanhar todos estes desenvolvimentos a nível nacional e internacional e, desde já, aconselha vivamente a leitura deste roteiro para a integração segura das Aeronaves Não Tripuladas em todas as classes do espaço aéreo no seguinte endereço: https://www.sesarju.eu/news/sesar-sets-out-roadmap-drone-integration-europe